Crescimento – esta a palavra-chave sobre o futuro próximo dos podcasts.
Os estudos mais recentes, que têm vindo a público, referem um crescimento no número dos que ouvem; um crescimento no número dos criadores de podcast; e um crescimento no investimento das empresas neste formato. Enfim, mais e melhores podcasts. Mas, afinal como vai ser em 2023 ?
A que mudanças vamos assistir no maravilhoso mundo dos conteúdos digitais e de forma mais particular no mundo dos Podcasts?
Será que os áudios que estão à distância de um clique e que podemos ouvir em múltiplos dispositivos, a qualquer hora e em qualquer situação, vão continuar a conquistar novos ouvintes ?
Mais ouvintes
Em abril de 2022 um relatório da Obercom revelava que quatro em cada dez portugueses que utilizam a Internet ouviram algum podcast no mês anterior. E quanto mais jovens mais gostamos de Podcasts mais de 7 em cada 10 jovens, entre os 18 e os 24 anos, escutaram algum podcast no mês anterior.
Apesar de apetecíveis, estes números revelam que ainda há muito para crescer. Os podcasts estão apenas na infância. São uma tendência recente e todos os dias há mais alguém que descobre esta forma de ter acesso a novos conteúdos. Em 2023, o número de ouvintes de podcasts vai continuar a crescer. É assim lá fora e Portugal segue esta tendência. Para além disso surgem todos os dias podcasts com cada vez mais qualidade, que ajudam a este crescimento.
Segundo um artigo recente os portugueses preferem podcasts especializados em assuntos como a economia, ciência e tecnologia, logo seguidos dos podcastsnoticiosos e sobre desporto.
Os portugueses também gostam de comédia e portanto, por cá, esta categoria vai continuar em alta.
Mais criadores de conteúdo.
O podcast é um formato apetecível, para quem gosta de produzir novos conteúdos. Não exige grande investimento inicial, é relativamente fácil de colocar on-line e a partir daí é possível criar uma comunidade de consumidores fiéis e disponíveis para ouvir cada novo episódio.
E há muita gente com novas histórias para contar. Pessoas que também precisam de formação. De aprender a comunicar e a aproveitar o que de melhor o podcast tem para oferecer. Por isso, o número de empresas que se propõem ajudar estes novos criadores não para de crescer e as universidades criam novas formas de ajudar os seus alunos a especializarem-se nesta área. Também no Popcasts, todos os dias, recebemos mensagens de criadores que apresentam novas ideias. Vai continuar a ser assim em 2023. Se tens um podcast já sabes, estamos à espera do teu conteúdo.
Mais marcas envolvidas
As marcas já perceberam que os podcasts também são veículos privilegiados para fazerem chegar a sua mensagem mais longe e a mais pessoas. Por isso, em 2023, estão dispostos a recrutar em novos talentos que contem as histórias dos produtos e serviços que querem vender, apostando na autenticidade e na proximidade, entre os apresentadores e os clientes.
Hanna Bank, especialista em escrita de desenvolvimento e apresentadora de podcasts afirma que “À medida que entramos em 2023, acho que veremos mais marcas aproveitando o poder dos podcasts para explicar conceitos complexos. Ao tirar proveito do áudio, as marcas podem ser criativas, usando um formato orientado pela narrativa para compartilhar ideias inovadoras”.
Esta é só uma das muitas vozes que se fazem ouvir na defesa de podcast como um meio essencial para as marcas em 2023.
Mais Inteligência Artificial
Seguramente já ouviste falar dela, da Inteligência Artificial. Mesmo quase sem percebermos já faz parte do nosso dia a dia e vai estar cada vez mais presente. Neste momento, já existem softwares gratuitos que criam ideias e constroem textos, simulando quase na perfeição capacidades até agora apenas humanas. É claro que este tipo de ferramenta, que a princípio pode parecer assustadora, pode ser uma aliada dos criadores de conteúdo. Temos de esperar para ver, mas o futuro está de facto a bater-nos à porta.
Novos Comportamentos
Se é uma realidade que vamos ouvir mais podcasts, queremos seguramente ouvir conteúdos com mais qualidade.
O público dos podcasts tem tendência para se tornar mais exigente em 2023. Quer ouvir os seus episódios preferidos, onde e quando quiser, mas vai ser mais seletivo na escolha dos temas e vai procurar conteúdos de qualidade do ponto de vista técnico e criativo.
A Geração Z é a que mais consome podcasts e seguem os criadores preferidos. Mas, potencialmente, outras faixas etárias vão procurar podcasts especializados, para relaxar, mas também para aprender coisas novas.
Conclusão
Não tenhas dúvidas, no próximo ano vais ouvir falar muito de podcasts. E se queres ajuda para começar o teu já sabes, o Popcasts está aqui para isso mesmo. Fica atento a esta plataforma para não perderes nenhum pormenor sobre o admirável mundo dos Podcasts
E já agora, um grande 2023 para ti, consumidor ou criador de podcasts.