O Popcasts no Websummit
O Popcasts vai marcar presença no Websummit. No último dia da maior conferência europeia sobre tecnologia, o Popcasts propõe-se descobrir Porque Gostamos tantos de Podcasts”.
Na FIL, no espaço Renascença, vão estar verdadeiros especialistas que gostam de Podcasts e sabem porque é que estes conteúdos estão tão na moda.
Desta forma o Popcasts junta à mesma mesa Márcio Barcelos, diretor do Festival Podes, (o único Festival de Podcasts realizado em Portugal), Inês Rocha jornalista e autora de vários conteúdos premiados e ainda Miguel Paisana, investigador no ISCTE e a realizar um doutoramento na área dos podcasts. A moderação desta conversa vai estar a cargo de Carlos Bastos, uma das vozes da Renascença e autor do Podcast “Um dia na História”.
2022 – O Ano do Podcasts
Um dia destes o Popcasts descobriu que já há quem chame a 2022 o Ano dos Podcasts, porque são cada vez mais aqueles que escolhem este tipo de conteúdo para fazer parte do seu dia a dia.
Depois do impulso dado pela Pandemia, ou seja, com toda a gente obrigada a ficar em casa, houve mais tempo para produzir e tempo para ouvir novos conteúdos. O número de novos títulos e novos ouvintes explodiu entre 2019 e 2022.
Assim, estima-se que, neste momento, existam mais de 2 milhões de títulos.
Mais de dois milhões de Podcasts onde se fala sobre tudo e mais alguma coisa. Para já o gênero mais popular é a comédia. Mas, em franco crescimento estão as histórias de crime real e as notícias da atualidade.
Também se sabe que o momento preferido do público para ouvir um podcast é no trânsito. Portanto, também não é de admirar que 65% das pessoas que ouvem podcasts oiça os episódios até ao fim! 74% dos ouvintes dizem também que ouvem podcasts para aprender coisas novas.
Mas, afinal quantos são os ouvintes? Segundo os especialistas em todo o mundo existe 424,2 milhões de ouvintes de podcasts, o que representa 20.3% de todos os utilizadores da internet.
Mas, afinal, porque gostamos tanto de Podcasts ?
Mas, afinal porque é que tanta gente gosta tanto de podcasts?
Um estudo recente realizado por uma plataforma gigante de conteúdos digitais revelou que é a Geração Z (à qual pertencem todos os que nasceram na viragem do século, mais ou menos entre 1990 e 2010) são os mais propensos a ouvir podcasts e a partir daí a criar comunidade. Ou seja, para estas pessoas é importante saber o que os outros ouvem e porque ouvem. Por exemplo, 79% da Geração Z nos Estados Unidos acredita que os seus hábitos de escuta contam a história sobre quem eles são verdadeiramente e que os podcasts os revelam em toda a sua autenticidade.
E em Portugal, porque é que também gostamos tanto de Podcasts ? E quem é que gosta de produzir e quem é que prefere ouvir os conteúdos que se fazem por cá ?
É isso que o Popcasts vai tentar descobrir já no próximo dia 4 de novembro.
Depois vamos partilhar tudo contigo e se estiveres no Websummit visita-nos.