Susana Pasadas, responsável de nutrição do Grupo Jerónimo Martins, é a convidada do quinto episódio do podcast Be The Story. Joana Marques, d'As Três da Manhã da Renascença, conduz esta conversa sobre a importância de moderar o consumo de açúcar.
De acordo com os dados estimados pelo estudo Global Burden of Diseases, os hábitos alimentares inadequados são o factor de risco que mais contribui para o total de anos de vida saudável perdidos pela população portuguesa.
Estes hábitos incluem a ingestão excessiva de açúcares, sejam eles adicionados ou naturalmente presentes, que tem sido associada ao excesso de peso/obesidade e ao risco de desenvolvimento de doenças crónicas associadas. É importante saber identificar os açúcares presentes nos alimentos e como introduzir ou retirá-los da sua alimentação. Saber ler os rótulos é um bom ponto de partida.
O consumo diário de açúcar adicionado aos alimentos não deve ultrapassar as seis colheres de chá, explica a Organização Mundial da Saúde. Para além do cuidado necessário com os alimentos facilmente detectados como sendo ricos em açúcares simples (como os refrigerantes ou os bolos), é igualmente importante controlar a ingestão de alimentos saudáveis, naturalmente constituídos por açúcares simples, como a fruta e os sumos naturais.
Todos os anos, o Grupo Jerónimo Martins reformula as fórmulas dos seus produtos de Marca Própria por forma a reduzir os teores de açúcar, mas também de sal, gordura, gordura saturada, conservantes e outros ingredientes artificiais, adicionando, sempre que possível, maiores quantidades de fibra, fruta e micronutrientes. Só em 2020 o Grupo evitou a entrada no mercado de mais de 2.400 toneladas de açúcar em Portugal, Polónia e Colômbia.
Saiba mais em:
https://www.be-the-story.com/pt/alimentacao-saudavel/8-dicas-para-reduzir-o-acucar-na-sua-alimentacao/
https://www.jeronimomartins.com/pt/responsabilidade/promover-saude-pela-alimentacao/reformulacoes/