Nuno Jardim, director-geral do CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo esteve à conversa com Ana Galvão, d'As Três da Manhã da Renascença no terceiro episódio do podcast Be The Story. O convidado explica o trabalho de combate à indiferença desenvolvido diariamente pela instituição, que é apoiada pelo Grupo Jerónimo Martins há quase uma década.
Estima-se que mais de 750 milhões de pessoas em todo o mundo estejam expostas a problemas de insegurança alimentar, ou seja, falta de disponibilidade ou dificuldade de acesso aos alimentos. Ao mesmo tempo, três mil milhões de adultos e crianças não têm acesso a regimes alimentares saudáveis.
Em Portugal, a taxa de pobreza ronda os 20% da população. Um em cada três portugueses tem receio de não ter rendimentos para pagar comida e cerca de 3% vive em condições de insegurança alimentar moderada ou grave.
Neste contexto, a ajuda alimentar constitui um contributo directo e imediato para minimizar as carências nutricionais dos mais vulneráveis, em particular durante períodos de crise económicas, financeiras, sociais ou de saúde pública.
O Centro de Apoio ao Sem Abrigo, mais conhecido por CASA, é uma IPSS fundada em 2002 que ajuda pessoas que se encontrem em situação de sem-abrigo ou integrem famílias carenciadas. O trabalho da associação depende da acção dos voluntários que ajudam as equipas a preparar, recolher e distribuir alimentos e bens essenciais por instituições, mas também pela população sem-abrigo. Com operações de norte a sul de Portugal Continental, estando também presente na ilha da Madeira, o CASA apoia 7.000 pessoas todos os dias.
A relação com o Grupo Jerónimo Martins começou em 2013. Na região da Grande Lisboa estão a ser confeccionadas cerca de 800 refeições diárias, que são preparadas com excedentes alimentares doados pelo Pingo Doce. Só em excedentes alimentares, o Grupo doa o equivalente um milhão de euros por ano, através das lojas Pingo Doce.
Saiba mais em:
https://www.be-the-story.com/pt/comunidade/associacao-casa-solidariedade-o-ano-inteiro/
https://www.jeronimomartins.com/pt/responsabilidade/desperdicio-alimentar/