A Nova Geração de Influenciadores Digitais
Nos últimos anos, o mundo dos podcasts tem estado a viver uma revolução quase silenciosa, mas poderosa, que resultou no surgimento de uma nova figura de “influenciador”: o “podfluencer”. Do mais recente “Global Podcast Trends Tour Report” do Spotify, podemos inferir que os podfluencers estão rapidamente a tornar-se uma força dominante, especialmente entre as gerações mais jovens.
O Que é um Podfluencer?
Mas, o que é um podfluencer ?
Os podfluencers são os novos influenciadores digitais que resultam desse novo formato em crescimento constante que é o “podcast”. São diferentes dos tradicionais influenciadores de redes sociais. Assim sendo, os podfluencers conquistam a confiança dos seus ouvintes através de uma conexão mais próxima e autêntica com o seu público.
Por exemplo, de acordo com o relatório do Spotify, 63% dos ouvintes confiam mais nos apresentadores dos seus podcasts favoritos do que nos influenciadores das redes sociais. Esta estatística sublinha a importância e a credibilidade que os podfluencers possuem junto do seu público.
A Conexão da Geração Z com os Podcasts
A Geração Z está na vanguarda desta transformação, com 55% dos inquiridos a afirmar que preferem o conteúdo dos podcasters, aos influenciadores que seguem nas redes sociais. Esta preferência sugere uma mudança na forma como os jovens consomem e se envolvem com os conteúdos digitais. Os jovens procuram uma interação mais profunda e significativa que os podcasts oferecem.
Contudo, esta não é propriamente uma novidade, é apenas a mais recente confirmação de que existe, de facto, uma ligação especial entre os podcasters e a sua audiência.
Os podcasters cultivam de forma especial esta relação orgânica e natural com o seu público. Porque, dizem os especialistas, nenhum outro formato permite este nível de envolvimento e este nível de confiança. Esta é a beleza dos podcasts.
Impacto nos Anúncios e no Marketing
Por tudo isto, os podcasts também estão a provar ser uma ferramenta eficaz para o marketing. Quase metade (48%) dos jovens da geração Z e Millennials mostram maior interesse em produtos anunciados pelos seus podcasters favoritos. Além disso, 45% destas gerações afirmam confiar mais nas marcas promovidas durante os podcasts devido à confiança que depositam nos apresentadores.
Existe um envolvimento emocional, que segundo um estudo recente da BBC faz com que até aqueles que evitam a publicidade a todos o custo, acabam por recordar e reter melhor as marcar referidas em podcasts, do que aquelas que são referidas noutros meios.
Conclusão
Os podfluencers estão a transformar o futuro dos influenciadores digitais.
No caso dos podcasters, a confiança que constroem com o seu público, combinada com o formato envolvente dos podcasts, está a redefinir a forma como as pessoas consomem conteúdo e interagem com as marcas.
Ou seja, à medida que a popularidade dos podcasts continua a crescer, a era dos podfluencers está apenas a começar. A era dos podfluencers chegou, e com ela, uma nova maneira de se conectar, inspirar e influenciar audiências globais.
E tu já segues o teu podcaster preferido no Popcasts ?