blog

Potencia o Teu Podcast no YouTube Music

Otimizar através de SEO

O Google Podcasts já não existe. Já migrou para a página dos projetos mortos por esta “big tech”. Agora os podcasts vivem no Youtube Music. Mas, para serem descobertos e ouvidos, há diversos cuidados que não podes deixar de ter. No mais recente episódio do podcast Por Dentro Com… a Elisabete Costa conversou com o Tiago Loureiro sobre otimizar a descoberta de podcasts no Youtube Music. Assim sendo, lê este artigo para ficares a saber mais. Potencia o teu podcast no Youtube Music, através de 5 dicas principais e mais 2 de bónus! 🙂

Elisabete Costa

Hoje, vamos voltar a falar de alguns dos nossos velhos conhecidos: o Youtube Music e o Google Podcasts. Mas, porque é que eles estão de volta às nossas conversas ?

Tiago Loureiro

Porque, como já tínhamos falado anteriormente, o Google Podcasts acabou e o serviço de podcasts foi migrado para o Youtube Music. Como tal, acho que faz sentido falarmos aqui um bocadinho, para todos aqueles que vão fazer a migração e também para aqueles que já usam o YouTube. E vamos falar sobre como alojar um podcast e sobre o que podemos melhorar quando isso acontecer.

Motores de Busca

TL

Afinal, vamos falar aqui um bocadinho sobre otimizar! E quando falamos em otimizar, falamos de SEO, ou seja, de Search Engine Optimization.

E SEO é basicamente o conjunto de técnicas que nos permitem melhorar a nossa presença nos motores de busca. Aparecer com maior facilidade e, dessa forma, o nosso conteúdo poder ser mais consumido.

Porque o YouTube é também ele um motor de busca. E só para colocarmos o tema em perspetiva, sabes quais são os motores de busca mais utilizados no mundo?

EC

Calculo que seja o Google que esteja em primeiro lugar e depois a seguir não sei!

TL

Então o primeiro é o Google, o segundo é o Google e o terceiro é o Google.

O primeiro é o Google, como nós o conhecemos logo à partida, aquele que temos na barra de pesquisa…. Vamos lá, escrevemos a nossa keyword e ele devolve-nos qualquer página sobre aquilo que procuramos.

E esse é o primeiro motor de busca, o mais utilizado! O segundo é a mesma coisa, mas quando pesquisamos por imagens, ou seja, o segundo motor de busca mais utilizado no mundo é o Google Images. E o terceiro é o YouTube. Que pertence à Google, ou seja, o YouTube é um motor de busca. Se nós pesquisamos um vídeo, ele dá-nos um vídeo!

Otimizar no Youtube

EC

O que é que nós podemos fazer para otimizar a descoberta do nosso conteúdo?

TL

Deixo 5 dicas e mais 2 de bónus.

1 – Nome do ficheiro

Os motores de busca não leem com as pessoas, nem têm olhos para perceber de que trata o conteúdo. Então recorre, entre outros aspetos, ao código fonte das páginas, onde consta o nome do nosso ficheiro vídeo. Assim, é importante não fazer upload do vídeo com o nome ep1_versao_final4_

2 – Utilizar um bom título

Não chega colocar como título “Episódio 3”. Temos de nos colocar do lado do utilizador e perceber que palavras-chave ele usa, para chegar a determinado conteúdo. Aqui existem algumas ferramentas que nos ajudam neste tipo de análise, como por exemplo a Google Trends, que mostra o potencial de cada palavra-chave. Uma boa estrutura de título é: nome do podcast, número e título do episódio.

3- Descrição

É um espaço de escrita livre, que devemos usar e abusar. Descrever detalhadamente os temas abordados no episódio, utilizar hashtags, transcrever momentos fortes, fazer um resumo. Tudo o que possa dar contexto ao utilizador, como ser utilizado por ele como pesquisa.

4 – Thumbnail

Aquela imagem pequena que aparece nos resultados de busca, pode muito bem decidir o clique. Devemos investir aqui um pouco de tempo com design, não é preciso ser craque, há muitas ferramentas online que nos ajudam. Uma foto do convidado, uma frase forte, um frame de uma reação efusiva, tudo o que seja apelativo. Perde tempo a escolher.

5 – Capítulos

O Youtube dispõe de uma funcionalidade que nos permite “partir” o conteúdo” em partes. Isto é ótimo especialmente se produzirmos episódios longos, onde abordamos vários temas. Esta divisão permite ao utilizador clicar no tema que pretende ouvir e saltar logo para essa parte. Esta funcionalidade configura-se no Youtube Studio.

A Tua Marca

EC

E agora ainda temos mais 2 dicas de bónus.

TL

Isso mesmo! Ainda em relação ao Youtube, faz do teu canal uma marca reconhecível. Ou seja, escolhe uma foto de canal/perfil identificável, assim como a foto de capa. E faz um bom descritivo. Desta forma sempre a tua audiência vai reconhecer mais facilmente o teu conteúdo, através das cores, das fontes, da forma de estares online, que deve ser consistente.

E finalmente, organiza os teus conteúdos em playlists. Desta forma o canal fica arrumado e facilita a navegação.

Se as pessoas estão confusas, quanto ao teu conteúdo, os cliques não se concretizam.

Se quiseres ouvir esta conversa na integra ouve o mais recente episódio de Por Dentro Com…

Vê o que queres ouvir na APP do Popcasts