No episódio 17 do podcast “Por Dentro Com…”, a Elisabete Costa falou com o Tiago Loureiro sobre o Poder dos Podcasts e a forma como eles conseguem muitas vezes mudar o rumo dos acontecimentos.
Os Podcasts na Política
Elisabete Costa
Olá, Tiago. Hoje vamos dar a nossa opinião sobre os ministros que tomaram posse esta semana em Portugal 😊. Porque é que sugeres este tema? Sentes-te preparado para falar sobre política?
Tiago Loureiro
Olá, Elisabete. Não necessariamente! Não vamos falar bem de política, mas vamos falar um bocadinho à boleia disso. Ou seja, vamos falar sobre o poder dos Podcasts.
Isto porque, há uns dias, ouvi um comentador, creio que era Ricardo Jorge Pinto, da RTP 3, a falar sobre a forma de fazer política dos partidos tradicionais versus as novas forças políticas.
E ele dizia uma coisa muito engraçada que é: os partidos tradicionais continuam a fazer política como se fazia antigamente, como se fazia há 10, 20, 30 anos. No polo oposto, temos as novas forças políticas, que se movimentam muito bem nos meios digitais.
Quem acompanhou estas últimas campanhas eleitorais, certamente ouviu falar do Tiktok e da forma como como esta rede estava a ser usada, para mobilizar uma certa franja do eleitorado. Mas quem esteve atento, notou também, que não foi só esta rede social que foi usada para este fim. Vimos também o aparecimento, barra crescimento, de pelo menos 2 podcasts que serviram igualmente esse propósito.
As redes sociais foram inundadas com clips de promoção desses mesmos podcasts e muito se falou sobre eles. E, concorde-se ou não com os pontos de vista políticos ali defendidos, a eficácia é inegável.
Creio que um desses podcasts é o CDK, (que é um podcast cujo host é dono de uma empresa de suplementos alimentares bem conhecida da nossa praça), chegou até a estar entre os mais ouvidos em Portugal, a certa altura.
O Veredicto
EC
E mesmo assim por cá, em Portugal, estamos só a começar! Porque existem lugares no mundo onde já se está muito mais à frente.
TL
É isso mesmo! E falemos de algo que se passa do outro lado do oceano. Porque este assunto saltou para a esfera mediática, para as notícias, para a ordem do dia. Estou a referir-me ao caso do Senador Republicano Ted Cruz, que em 2016 concorreu pelo Partido Republicano, mas depois acabou por dar lugar a Donald Trump e hoje é um dos mais acérrimos defensores deste candidato. O caso deste senhor está entre os principais títulos das notícias. E porquê? Porque alegadamente o seu podcast recebeu uma doação de 630 mil dólares.
EC
E o que é que isso quer dizer ?
TL
Quer dizer que é uma prática incompatível com o facto de Ted Cruz ser Senador do Texas. Isto é ilegal. Nós temos de perguntar, por que razão é que alguém, neste caso, a cadeia de media iHeart decidiu colocar esta verba, no mínimo generosa, ao serviço de um podcast.
EC
E o que é que isso quer dizer ?
TL
Porque Ted Cruz tem um podcast chamado “Veredict With Ted Cruz”, que é publicado 3 vezes por semana. Esta figura política utiliza este espaço para defender a sua posição, para “bater” entre aspas, nos seus opositores e defender o líder do seu partido, como disse há pouco Donald Trump. Publica 3 vezes por semana, episódios com mais de 1 hora cada um.
E como consequência, o seu conteúdo tem milhões de ouvintes e figura várias vezes entre os podcasts mais ouvidos nos Estados Unidos, ou seja, o seu poder é incontornável.
O Poder de Mudar o Mundo
EC
Então Tiago afinal, qual é o papel dos Podcasts em toda esta situação?
TL
Os podcasts ainda estão um bocadinho desligados dos media tradicionais. E especificamente nos casos que acabámos de referir, estão a ser usados como meios independentes para fazer passar uma determinada mensagem. Esta situação aliada à força de distribuição das redes sociais, consegue criar uma esfera de poder e influência que é capaz de mudar o rumo das coisas.
E este, em suma, é o poder do podcast.
Para o bem e para o mal é um formato independente, livre, que traz outras perspetivas. É uma nova forma de consumir informação e fornecer mais pensamento crítico.
Resumindo, os Podcasts são poderosíssimos, mas utilizem este poder para o bem, se faz favor!